Ataque a Democracia: Polícia infiltrada fazendo arruaça

Ataque a Democracia: Polícia infiltrada fazendo arruaça

Algumas tácticas sujas ainda perduram mesmo depois de quase 30 anos do fim da Ditadura Militar. Moradores mais antigos de Brasília me relataram que nos “Anos de Chumbo”, sempre que tinha uma manifestação contra a ditadura, a Polícia a paisana do Exército quebrava tudo no percurso da manifestação com antecedência. Quando a manifestação chegava, a Polícia Militar agia com truculência e reprimia todos os manifestantes, agredindo, prendendo, entregando ao Exército, que por fim, “dava sumiço”. Para não revoltar a população, empresas da mídia que apoiavam a ditadura na época – como a #RedeGlobo e a #RevistaVeja – noticiavam para resto do país a pressão pela democracia mas exaltava os “prejuízos” causados pelos “baderneiros comunistas”. Como era de se esperar, a opinião pública se posicionava contra as manifestações.

Ontem, dia 23/07/2013, uma manifestação pacífica protestou por mais de 04 horas na visita do Papa Francisco. Talvez irritados com o pacifismo do movimento, a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro infiltrou – comprovado em vídeo feito por manifestantes – dois PMs que atiraram Coquetéis Molotovs contra os próprios colegas de profissão a fim de causar tumulto e poderem agir livremente. Depois de jogarem os artefatos explosivos, retiraram suas máscaras e voltaram para detrás do bloqueio dos PMs. Membros da Mídia Ninja, grupo que grava manifestações e postam o mais rápido possível na internet, foram presos sem que nem fossem lhe comunicado a acusação. Penso eu que foram um dos que filmaram os policiais baderneiros nas manifestações. Uma tentativa de acabar com as provas.

Seguindo a mesma ideologia do que acha melhor para o país, a Rede Globo simplesmente informou, mas não investigou QUAISQUER LIGAÇÕES da PM com as Explosões, mesmo com dezenas de vídeos postados na internet, e exagerou na exibição da pirotecnia das explosões, repetindo 4x na mesma reportagem, pouco importando-se com a suspeita de não ter sido provocado pelos manifestantes, mas sim pela polícia. A Globo age assim desde que foi fundada, um pouco antes da ditadura, sempre defendendo seus interesses e seu poder, e não creio que vá mudar sua visão.

Sou a favor das Manifestações Pacíficas, assim como a maioria da população, exatamente para não dar pretexto para a PM ou a Mídia agir em desfavor das mudanças que a população está exigindo ao sair às ruas. É fato que uma “bolinha de papel” é transformada em “traumatismo craniano” pela mídia assim como um argumento legítimo como “sou cidadão, tenho o direito de manifestar” é transformado em “desacato a autoridade” pela polícia. Tudo ilegal ou antiético. Não devemos nos rebaixar ao mesmo ponto.

Os fins não justificam os meios. Esse comportamento não favorece de modo algum a Democracia.

#PolíciaInfiltrada #DitaduraMilitar #VoltaDaRepressão #ForaGlobo #MídiaNinja #ManifestaçãoPacífica #DitaduraMilitar #AnosDeChumbo #FlavioGomesCoutinho